7 curiosidades que você não sabia sobre possessões demoníacas

0-54-1024x576

Entre as coisas que mais provocam medo na maioria das pessoas, certamente está a menção a demônios. Pode até ser que no dia-a-dia o medo não passe por seu pensamento, mas na hora em que fica sozinho no escuro ou decide colocar aquele filme de terror, o corpo inteiro se arrepia e o medo é extremo.

A prática do exorcismo envolve a expulsão de demônios que podem vir a ameaçar pessoas e tem existido desde o princípio das primeiras religiões do mundo. Se você é cético ou acredita nessa possibilidade, só de pensar na situação, pode ser extremamente assustador. É só olhar para alguns dos maiores filmes de terror da história.

Para tentar explicar um pouco mais sobre esse misterioso processo, listamos algumas coisas que você nunca soube sobre a possessão de demônios.

1 – A primeira possessão foi registrada pelos sumérios

1-2-600x410

De acordo com informações de historiadores da Indiana University, os sumérios foram responsáveis pelo exorcismo mais antigo registrado da história. Em sua época, eles tinham como hábito comum arrancar os dentes de pessoas por profissionais especializados em feitiços e encantos capazes de eliminar os demônios dos corpos possuídos. Os primeiros registros apontam essas atividades já por volta de 2.100 a.C. É claro que nem todos os registros históricos são plenamente confiáveis, ainda mais com possíveis problemas de interpretação, mas os indícios já indicam que o exorcismo está presente na história da humanidade por volta de 4 mil anos.

2 – Podem ser mortais

2-90-600x314

Por mais que a ideia de exorcismo seja espalhada mundialmente, realizar um é extremamente perigoso. Dependendo do local do planeta, apenas cogitar a ideia já pode representar o perigo. Em vários relatos de exorcismos realizados ao redor do mundo, há relatos de feridas e danos graves e, em alguns casos mais radicais, até mesmo a morte. Nos Estados Unidos, há casos de padres que bateram em pessoas possuídas até a morte ou tentativas de exorcismo que envolveram venenos ou outras substâncias tóxicas no processo.

3 – A Igreja Católica tem exorcistas espalhados no mundo

3-48-600x400

A Igreja Católica tem regras muito firmes sobre a relação com possessões demoníacas em todo o mundo. De acordo a rede de notícias ABC News, existem pelo menos dez exorcistas oficiais da igreja espalhados pelo mundo. Relatos de exorcismos pelos especialistas católicos vão de sinais vistos nos filmes, como formas de levitação, feridas misteriosas e inexplicáveis ou falas de latim inesperadas. Por causa disso, a igreja aborda assuntos de possessão com extremo cuidado, fazendo tudo o que puder para evitar farsas e falsos episódios forjados por alguém.

4 – Quase toda cultura tem histórias de possessões

4-40-600x401

A maior parte da nossa noção de possessões espirituais é baseada nas noções ocidentais de possessão. Apesar disso, não é só a Igreja Católica que tem histórico de ligar com demônios incomodando as pessoas, mas também várias outras culturas. Praticamente todo grupo na história – e por relação, toda religião – apresentou algum ponto de ligação com o mundo espiritual e, naturalmente, com o contato com esses espíritos. Correntes budista e judaístas estão entre algumas das que defendem a possibilidade de formas de possessão. Segundo a University of Rochester, cerca de 74% culturas estudadas apresentaram algum episódio de possessão espiritual.

5 – Papa João Paulo II realizou sessões de exorcismo

5-36-600x446

João Paulo II foi um dos papas mais populares da história. Foi idolatrado como líder da igreja mesmo por pessoas que não seguam a fé católica. Existem relatos apontando que o papa teria realizado um exorcismo de uma jovem de 19 anos. Alguns deles são menos detalhados, dizendo que o caso não se tratava de possessão demoníaca, mas incluiu apenas uma bênção do religioso para a mulher.

6 – Madre Teresa foi exorcizada

6-33-600x434

Nem mesmo pessoas que dedicam a vida à bondade e à igreja estão livres do mal. De acordo com a BBC, pouco antes de sua morte, Madre Teresa foi sujeita a sessões de exorcismo. Sofrendo com problemas do coração, aos 87 anos, ela foi internada num hospital, onde passou a apresentar sinais de insônia e problemas estranhos. Alguns religiosos sugeriram que a madre estivesse sendo alvo de espíritos demoníacos por conta de seu estado frágil. Um padre foi chamado e realizou sessões em latim para espantar supostos espíritos demoníacos, conseguindo colocar um fim ao problema de insônia que acometia Madre Teresa.

7 – Explicação científica

7-23-600x400

De acordo com a visão religiosa, a possessão apresenta alguns sinais como força excessiva, linguagens desconhecidas, contorção de membros e visões misteriosas. Pela visão da ciência, quando sentimos medo, nosso corpo produz mais adrenalina, o que provoca mais oxigênio nos músculos e, por isso muito mais força. O contorcionismo também pode ser explicado. Segundo a biologia, os nossos membros podem se dobrar de várias formas diferentes, mas como estamos acostumados a nos mover de formas limitadas, percebemos alguns movimentos como anormais. Já o aprendizado de estranhas línguas pode estar ligado ao acesso de memórias e ruídos guardados no subconsciente, provocando a fala de palavras e sons que se assemelham a línguas misteriosas. O fenômeno é chamado de xenoglossia.

 

FONTES: Listverse The Richest

loading...

Deixe uma resposta